Turbidez no ponto de captação dificulta operação das estações de tratamento de água

A Semasa alerta para a necessidade de economia de água em razão das dificuldades enfrentadas no sistema de tratamento, nesta quarta-feira 1. No ponto de captação de água bruta, no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim, a turbidez chega a 2650 NTUs (unidades de turbidez), por volta das 6h30, sendo que o limite considerado normal é de 100 NTUs.

Não foi possível operar as estações de tratamento São Roque e Arapongas com vazão máxima na madrugada, que seria de 1200 litros por segundo. A capacidade chega a apenas 800 litros por segundo.

O reservatório Arapongas apresenta 59% da capacidade total, operando vazão de recalque reduzida. O conjunto de reservatórios do São Roque está em nível crítico, com apenas 10% da capacidade total.

Durante todo o dia é preciso evitar uso de água tratada em lavação de fachadas, calçadas e veículos ou qualquer outra ação que possa ser adiada. A recomendação é que a população economize água armazenada em caixas e cisternas. Não há previsão de normalização do sistema.

Veja também 👇

Vigilante de Escola de Itajaí tem arma furtada 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.