Balneário Morro dos Conventos
“{…} Foi a tropa de muares, silenciosa e heróica, varando sertões, atravessando ravinas, rasgando matas, vadeando rios, galgando paredões escarpados, equilibrando-se em abruptos declives, que assegurou e manteve, a circulação de produtos e de mercadorias, canalizando vida e civilização para os grupos humanos que se haviam enfurnado Brasil adentro.”. (trecho a História de Araranguá, pag.79)
E foi assim, durante 150 anos (1732-1880) aproximadamente, que o Morro dos Conventos os recepcionou pelos seus verdejantes caminhos, centenas e centenas de tropeiros vindos do sul do país que por aqui desfilavam com suas imensas tropas de quadrúpedes.
Quase derrotados pela fadiga de uma longa viagem, os tropeiros encontravam aqui no Caminho dos Conventos água corrente de ótima qualidade e um vasto campo com pastagem boa para engorda dos animais, além é claro de um belo lugar convidativo ao descaso e ao sossego chamado Capão da Espera, hoje distrito de Hercílio Luz.
Morro dos Conventos atualmente recebe visita de todos os estados brasileiros que ficam impressionados com a sua formação rochosa sedimentar.
Sua paisagem composta por mais de 400 espécies vegetais, as gigantescas dunas, o farol, as lagoas, a praia, a foz do rio e o paredão com mais de 200 milhões de anos, completam esta harmoniosa paisagem que consagra este lugar como um verdadeiro santuário ecológico.
Fonte: Prefeitura de Araranguá – SC