Hospital Ruth Cardoso tem mudança na direção; prefeitura anuncia reestruturação na gestão

Secretaria de Saúde anuncia auditoria em contrato e medidas administrativas para aprimorar os serviços na unidade hospitalar. 

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, informa que deflagrou processo de reestruturação interna da equipe gestora do Hospital Municipal Ruth Cardoso. A diretora-geral da unidade, Andressa Haddad, deixou o cargo nesta segunda-feira (28). A partir desta terça-feira (29), a secretária de Saúde, Aline Leal, assume interinamente a direção do hospital, acumulando ambas as funções. O objetivo é garantir a continuidade dos atendimentos e manter a estabilidade da gestão enquanto as mudanças planejadas para a unidade avançam.

Outras substituições deverão ocorrer na equipe diretiva do hospital ainda nesta semana, com foco em fortalecer os serviços prestados à população e aprimorar os fluxos de atendimento.

Entre as medidas adotadas, está o envio à Câmara de Vereadores de um Projeto de Lei que prevê a contratação de profissionais ACTs da Saúde com vínculo de dois anos, o que trará mais estabilidade às equipes e ao funcionamento do HMRC. Também está prevista a criação da função de diretor clínico obstétrico para a maternidade do HMRC. Além disso, nos próximos dias, será lançada nova licitação para o gerenciamento do Centro Obstétrico, possibilitando, assim, a rescisão do contrato emergencial com a atual empresa responsável pelo setor. O contrato vigente para o funcionamento da maternidade, celebrado em 2020, também será alvo de auditoria interna (conduzida pela Controladoria Geral do Município), a fim de garantir transparência e apuração detalhada sobre a execução dos serviços prestados pela empresa no período.

“A prioridade da gestão é humanizar cada vez mais o atendimento à população. O Hospital Municipal Ruth Cardoso é uma referência, e precisamos garantir que cada paciente se sinta acolhido e amparado. Ao mesmo tempo, estamos revendo processos, estrutura e equipes, com o objetivo de oferecer um atendimento cada vez mais eficiente, organizado e sensível às necessidades das pessoas”, afirmou a secretária Aline Leal.

Certificação ONA

A Secretaria de Saúde também dará início ao processo de preparação do Hospital Municipal Ruth Cardoso para buscar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), um dos mais importantes reconhecimentos de qualidade e segurança assistencial do país. O objetivo é consolidar o hospital como uma referência em gestão, estrutura e humanização no atendimento, com base em critérios técnicos, organizacionais e assistenciais que priorizam a segurança do paciente e a melhoria contínua dos serviços.

A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.  A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário partindo da instituição a manifestação de interesse em ser avaliada. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Ainda neste ano, o governo municipal também pretende lançar nova licitação para a mudança na gestão do hospital, considerando que a comissão responsável pelo processo anterior recomendou a não homologação do certame, após pareceres emitidos pelo Ministério Público de Santa Catarina e pelo Tribunal de Contas do Estado. O relatório final da comissão responsável pela licitação iniciada em 2023 apontou inviabilidade financeira para execução e falta de projetos técnicos detalhados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.