O consumo consciente de água é fundamental para garantir a sustentabilidade do planeta. A escassez hídrica é um problema global que exige medidas urgentes para preservar esse recurso essencial à vida. Muita água é desperdiçada em atividades cotidianas, como vazamentos em residências, que podem representar até 20% do consumo total. De acordo com a Águas Penha, a economia de água passa por pequenas mudanças de hábitos.
Verificar regularmente a existência de vazamentos, instalar dispositivos economizadores de água e adotar práticas mais eficientes no dia a dia são medidas simples que podem gerar grandes resultados. Á Águas de Penha tem investido em educação ambiental e em infraestrutura para garantir o abastecimento de água. No entanto, a participação de cada indivíduo é fundamental para garantir a sustentabilidade desse recurso.
Atividades cotidianas que mais desperdiçam água
Escovar os dentes com a torneira aberta: consome cerca de 80 litros de água por escovação. Utilize um copo com água.
Deixar a mangueira ligada: Uma mangueira ligada por meia hora consome cerca de 560 litros de água. Utilize a vassoura para limpar a calçada.
Banhos prolongados: um banho de 15 minutos pode consumir até 135 litros de água. Reduza o tempo do banho e feche o chuveiro enquanto se ensaboa.
Consumo médio de água por pessoa por dia
O consumo médio de água por pessoa por dia varia de acordo com os hábitos e a região, mas pode chegar a 200 litros. Adotando práticas mais eficientes, é possível reduzir significativamente esse consumo.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha / e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/