Alerta Vermelho prevê neve de até 5 metros nos Andes 

Grande temporal de chuva e neve começa a atingir a área entre o Centro-Sul do Chile, o Oeste da Argentina e parte da Patagônia.

A Defesa Civil da província argentina de Mendoza emitiu um alerta vermelho devido à forte presença de chuva e neve na alta montanha e na encosta. A instabilidade está prevista para este fim de semana. Conforme a Defesa Civil será uma quantidade de neve “histórica”. Segundo as previsões, a neve chegaria a 5 metros de altura e seria muito forte na parte Sul da província e na Passagem Cristo Redentor, a travessia rodoviária entre a Argentina e o Chile nas montanhas da Cordilheira do Andes.

“A decisão foi tomada entre as coordenações de Defesa Civil e de estradas do Sistema Integrado devido a uma frente meteorológica adversa e prolongada que entra pelo lado da República do Chile”, indicaram as autoridades. A passagem Cristo Redentor fechou devido ao forte temporal na alta montanha e deverá permanecer fechado até a próxima semana, indicaram as autoridades em Mendoza. As previsões indicam queda de neve significativa nas altas montanhas durante este fim de semana e que poderia se prolongar até a metade da semana que vem.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu um alerta vermelho por chuva e neve para a cordilheira de Neuquén e o Sul de Mendoza. Na cordilheira de Mendoza, espera-se entre 1,80 metro e 2,50 metros de neve, enquanto em Neuquén atingirá entre 1 metro e 1,80 metro. “Um rio atmosférico entre 38ºS e 40°S causará precipitação abundante na forma de chuva e neve”, afirmou o SMN. As áreas mais afetadas pelo alerta serão a Serra Aluminé, Serra Chos, Malal – Serra Loncopué, Serra Minas, Serra Picunches e a Serra Ñorquín. Conforme um alerta de nível vermelho, há necessidade que sejam tomadas todas precauções enquanto se aproxima o fenómeno meteorológico exceocional que pode gerar emergências. A Defesa Civil lembrou que o uso de correntes é obrigatório na zona andina e pediu aos motoristas que dirijam com responsabilidade. A tempestade de chuva e com metros de neve no lado argentino ocorre pelo mesmo sistema que gera alerta máximo no Chile, onde a chuva pode atingir 700 mm a 800 mm em pontos da Cordilheira com grave risco de inundações e deslizamentos de terra.

Via MetSul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.