AMA Litoral inaugura sede própria no Dia do Orgulho Autista

Nesta terça-feira (18), coincidindo com o Dia Mundial do Orgulho Autista, a AMA Litoral de Balneário Camboriú inaugurou sua nova sede própria. O evento contou com a presença de autoridades, incluindo a vereadora Juliana Pavan (PSD).

Atualmente, a instituição atende 104 crianças, adolescentes e alguns adultos e suas famílias, que agora receberão atendimento na nova sede, localizada na Rua Alameda Delfim de Pádua Peixoto.

O objetivo é reduzir a fila de espera de cerca de 400 crianças e adolescentes da cidade. Os atendimentos começarão em 24 de junho para os pacientes já inscritos e em 26 de junho para o público geral.

Juliana Pavan na AMA Litoral

Para Juliana Pavan, a AMA Litoral é referência em Santa Catarina, desenvolvendo um papel fundamental na vida de inúmeras famílias.

“Temos aqui um trabalho de excelência que emociona, pois garantem oportunidade de cuidado e de amor para essas famílias que tanto precisam. Parabenizo a Cátia e a toda equipe de voluntários pelo extraordinário legado que estão construindo para Balneário Camboriú”, destacou.

 

Regina Dal Bem, assistente social da AMA Litoral

Regina Dal Bem, assistente social da AMA Litoral, enfatizou que a instituição também presta informações sobre os direitos dos autistas.

“Nossas portas estão abertas para toda a comunidade, que merece esse atendimento especializado. Muitos pais desconhecem como agir e buscar auxílio”, explica.

Mônica Silveira, mãe da aluna Alana Godoy Silveira, de 17 anos, era uma das mais animadas na festa de inauguração. A economista diz que a filha, que está desde 2020 na AMA Litoral, recebe diversos atendimentos essenciais, como apoio psicológico, terapias ocupacional, de motricidade e aula de música. Muito aplaudida, Alana cantou e tocou teclado no evento. “A música foi o hiperfoco dela, ela adora, é muito dedicada. Na AMA somos uma grande família. O desenvolvimento da Alana foi excepcional, tudo muito minucioso”, agradeceu.

Verbas obtidas através da vereadora irão para nova obra

A Casa Verde – Centro de Avaliação e Estimulação Precoce, na Avenida Alvin Bauer, é a nova meta da AMA Litoral. Juliana Pavan solicitou verbas para o local e, nos próximos dias, devem ser liberados recursos da primeira emenda: R$ 200 mil através do deputado Júlio Garcia (PSD) e outros R$ 200 mil do deputado Napoleão Bernardes (PSD).

“Foi uma honra intermediar esse trabalho, agradeço aos nossos deputados que abraçaram a causa autista, sendo que estes recursos vão garantir mais conquistas e avanços para o trabalho da Ama”, comemorou a parlamentar, que preside a Comissão da Pessoa com Deficiência, na Câmara de Vereadores.

Cátia Purnhagen Franzoi, fundadora e coordenadora administrativa da AMA, destacou o apoio da vereadora para a construção de uma nova sede.

“A Juliana está nos auxiliando muito com as emendas parlamentares para os próximos projetos. Precisamos da ajuda de todos para minimizar a fila de espera para atendimento em Balneário Camboriú”, finalizou Cátia.

Texto e fotos: Marcia Paranhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.