Autor camboriuense publica livro sobre a história da Limeira

Foto: Divulgação/PMC

Aos 66 anos de idade, o camboriuense João Calixto Faqueti acaba de publicar seu primeiro livro. “Além da linha de Limeira” é resultado de quase dois anos de pesquisa e conta da povoação italiana na localidade de Limeira, no interior de Camboriú. Na obra, o autor reúne registros e memórias de famílias que contribuíram de diferentes maneiras com a formação das tradições e o desenvolvimento da cidade ao longo dos últimos 130 anos. O lançamento foi realizado no domingo, dia 28, durante a celebração da missa na Igreja de São Sebastião – na própria localidade de Limeira.

Meu objetivo foi resgatar a história da Limeira, do povo e, sobretudo, da igreja. Porque não é possível separar da bagagem de bens imateriais trazida pela imigração italiana a forte herança da religiosidade”, comenta o autor. Para reunir todas as informações, Calixto estima ter percorrido 8.600 quilômetros em visitas a nove cartórios de diferentes municípios, além de arquivos históricos – públicos e particulares – e entrevistas com descendentes das famílias citadas na obra.

Ele comenta que entre as principais heranças deixadas pelos italianos que ajudaram a povoar Camboriú – além da forte tradição católica – está o amor pela família e a dedicação ao trabalho. “A língua italiana não foi aprendida pelas novas gerações e se perdeu. Mas além da fé, outra tradição que permanece em Camboriú é a cultura da alimentação, com a polenta, o tortéi e a rosca de polvilho sem ovo, por exemplo”, cita.

Sem ter pensado em publicar uma obra de sua autoria, Calixto Faqueti cultivava o hábito de transcrever suas memórias. “Meus pais nasceram lá e frequento o local desde pequeno. Conheço fatos e pessoas, já que por mais de meio século fui testemunha ocular da história da Limeira”, revela. Com diversos arquivos de texto gravados em seu computador, a ideia de aprofundar a pesquisa e transformá-la em livro surgiu com o receio de que os registros se perdessem.

Agora, a história da Limeira – sua gente e sua geografia – pode ser conferida nos textos e fotos que formam as 196 páginas do livro “Além da linha de Limeira”. A publicação pode ser adquirida por R$ 35 e já está disponível na Papelaria Central, localizada na Rua Coronel Benjamin Vieira, nº 16. Em breve, também estará à venda na livraria Divino Oleiro, que fica aos fundos da Igreja Matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo, na Rua Lauro Muller, no centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.