Com grande satisfação, Camboriú agora é um dos municípios contemplados com a medalha de ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A entrega oficial do prêmio ocorreu nesta sexta-feira, 21, no gabinete do prefeito Leonel Pavan.
A medalha, conquistada graças às boas práticas na área de alfabetização, havia sido recebida pelo vice-prefeito Jozias Osmar da Silva em Brasília no dia 10 de fevereiro.
O Selo Nacional, concedido pelo Governo Federal, reconhece mais de 2.500 municípios que se destacam na alfabetização de crianças, distribuindo as honrarias nas categorias ouro, prata e bronze. Camboriú se destacou com a medalha de ouro, um reconhecimento significativo pelos esforços da Secretaria Municipal de Educação.

A cerimônia contou com a presença do ex-prefeito Elcio Rogério Kunnen, que foi convidado a participar devido as ações implementadas durante seu governo. O Selo reconhece iniciativas que envolvem a formulação e execução de políticas públicas voltadas à alfabetização, com a colaboração de ex-secretárias como Maria Alice e Roseli Poltronieri Gervásio. A professora Kelli Isidoro, coordenadora do programa de formação de professores, também esteve presente, destacando a importância da equipe envolvida.

A secretária da Educação Carin Krug, afirmou que Camboriú continuará participando do programa, com vistas a diminuir a analfabetização, com investimento em capacitação e na qualificação do ensino no município.
Em seu discurso, o prefeito Leonel Pavan expressou seu orgulho: “É uma honra receber um prêmio dessa magnitude. Este prêmio é de toda Camboriú, de todos os profissionais da educação envolvidos nesse programa. Sem o esforço de cada um deles, não teríamos conquistado esta medalha de ouro”, afirmou.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização foi criado por meio do decreto nº 12.191, de setembro de 2024, com o objetivo de reconhecer as boas práticas na gestão educacional de estados, municípios e do Distrito Federal. A iniciativa visa assegurar o direito à alfabetização de todas as crianças, destacando os municípios que se empenham na melhoria da qualidade da educação básica.
Fotos: Molina Orval