Caminhada Abril da Tulipa Vermelha reuniu idosos e apoiadores na Avenida Atlântica 

Na manhã de sábado (26), a Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, foi palco da Caminhada Abril da Tulipa Vermelha, de conscientização sobre a Doença de Parkinson, realizada pela Associação Viva Parkinson, com apoio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI).

A caminhada começou na Rua 2000, por volta das 8h, e finalizou na Praça Almirante Tamandaré, onde equipes da associação e da SPI tiraram dúvidas da comunidade presente, entregando panfletos e prestando informações sobre formas de prevenção e tratamento. Uma viatura dos Agentes de Trânsito realizou a segurança dos idosos, voluntários e apoiadores da caminhada.

Segundo a presidente da Viva Parkinson, Vanessa Segala, o objetivo é informar a população sobre a doença. “Através deste movimento, possibilitamos que o grupo de apoio, que existe há dois anos, chame a comunidade para conhecer mais sobre o Parkinson, reduzindo estigmas e preconceitos, preparando a sociedade para acolher essa doença neurodegenerativa, a que mais cresce no mundo”, frisou.

“Eu fico muito feliz de fazer parte de um movimento como esse. Tenho diagnóstico de Parkinson desde 2018 e ações como essa nos fazem sentir incluídos e incentivam a continuarmos nossa luta diária”, contou o policial militar aposentado Jailson Pereira, o Jailson do Proerd, como é conhecido.

“Promover ações como essa em parceria, é demonstrativo do nosso trabalho diário de prevenção, conscientizando e mostrando como é importante ficar atento aos sinais da doença, procurando sempre a identificação rápida, possibilitando que ela seja retardada, dando mais qualidade de vida, principalmente, para os idosos, que são os mais atingidos”, destacou o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel.

Na SPI, localizada na Rua 1822, nº 614, Centro, o atendimento para pessoas com Parkinson é realizado quinzenalmente, às quintas-feiras, das 9h às 11h30, em parceria com a associação. O atendimento não é limitado ao público 60+, toda a comunidade pode participar das oficinas, bem como cuidadores e familiares. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3267-7054.

*Sobre a doença*

O Parkinson é hoje uma das principais doenças neurodegenerativas. Estima-se que aproximadamente quatro milhões de pessoas no mundo vivam com a doença, representando 1% da população global com mais de 65 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O diagnóstico não é simples, pois não é possível por meio de exames laboratoriais ou de imagem, por isso, é feito por exclusão de outros diagnósticos e pela identificação de alguns sintomas iniciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.