Filhote de baleia-franca encalha na praia de Imbituba no Sul de SC

Nessa segunda-feira, um emocionante episódio aconteceu na praia de Ibiraquera, em Imbituba, Santa Catarina. O acionamento do Protocolo de Encalhe da APA da Baleia Franca foi feito devido ao encalhe de uma baleia-franca filhote.

A baleia, que estava em apuros, encontrou-se presa na zona de arrebentação da praia, incapaz de voltar para águas mais profundas. Rapidamente, equipes do Instituto Australis/ProFRANCA e da UDESC foram mobilizadas para auxiliar no resgate e garantir a segurança do animal.

A população local também não ficou indiferente à situação e se uniu aos esforços das equipes de resgate. Centenas de pessoas se reuniram na praia, prontas para ajudar no que fosse necessário.
O acionamento do Protocolo de Encalhe da APA da Baleia Franca, foi preciso devido ao encalhe de uma baleia-franca filhote na praia de Ibiraquera.

As equipes do Instituto Australis/ProFRANCA e UDESC, juntamente com a população local, ajudaram o filhote a ser direcionado para uma área mais profunda, onde ele pôde sair da zona de arrebentação e nadar livremente.

Como o filhote é recém-nascido, é crucial que ele reencontre sua mãe para garantir sua sobrevivência. Este foi o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada reprodutiva em Santa Catarina, que começou mais cedo em maio e geralmente vai até novembro.

O Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca está mobilizado e conta com a participação de diversas entidades e instituições. O ProFRANCA – Projeto Franca Austral, realizado pelo Instituto Australis, tem o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.