Governo de SC e Portos da Baía da Babitonga firmam parceria histórica 

DRENAGEM DO CANAL DE ACESSO DA BAÍA DA BABITONGA 

Em um evento que promete transformar a infraestrutura portuária do Brasil, o Governo de Santa Catarina, por meio da Autoridade Portuária de São Francisco do Sul, e o Porto Itapoá assinaram, na última sexta-feira (21/03), um contrato inédito de Parceria Público-Privada (PPP) para a dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. A cerimônia, que contou com a presença do Governador Jorginho Mello, marcou o lançamento do edital para execução da obra, que representa um investimento aproximado de R$ 300 milhões.

A nova infraestrutura permitirá a atracação e operação de navios com até 366 metros de comprimento, colocando o Porto Itapoá como o primeiro porto brasileiro a receber embarcações desse porte com capacidade máxima de carga. Essa modernização não apenas elevará a competitividade dos portos do Complexo da Babitonga, mas também impulsionará o crescimento econômico regional.

“Este projeto representa um grande avanço para nossos portos catarinenses. Estamos investindo no futuro e fortalecendo a competitividade para impulsionar toda a região”, afirmou Jorginho Mello. O governador ressaltou ainda que a areia retirada durante a dragagem será utilizada na recuperação das praias de Itapoá, beneficiando diretamente a população local e o turismo.

A iniciativa vai além da melhoria na segurança da navegação e otimização da logística portuária; ela também se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade. A destinação dos sedimentos dragados para ampliar a faixa de areia nas praias é um modelo inédito no Brasil, promovendo não só a preservação ambiental, mas também o bem-estar da comunidade.

Foto Porto SC

O projeto conta com a participação ativa da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e da Secretaria da Fazenda. Para o Secretário Beto Martins, “Santa Catarina se destaca mais uma vez ao criar soluções inovadoras para o setor logístico”. Ele enfatizou que essa parceria entre setor público e privado fortalece o Complexo Portuário da Babitonga e promove o desenvolvimento sustentável.

O financiamento será realizado através da colaboração entre o governo e a iniciativa privada, com o Porto Itapoá assumindo uma parte significativa dos custos. Cleverton Vieira, presidente da Autoridade Portuária de São Francisco do Sul, explicou que “o investimento realizado pelo Porto Itapoá será compensado pelo aumento da movimentação gerada pela chegada de navios maiores”.

Com o aprofundamento do canal de 14 para 16 metros, os portos poderão receber embarcações maiores, aumentando significativamente a eficiência logística. Atualmente, as instalações já recebem navios de até 336 metros com capacidade para 10 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Com as melhorias previstas, essa capacidade será ampliada para 16 mil TEUs.

Foto divulgação

Ricardo Arten, presidente do Porto Itapoá, destacou que “a adaptação do canal para receber navios maiores fortalecerá ainda mais os portos da Babitonga”, prevendo um impacto positivo na geração de empregos e crescimento econômico. As obras estão previstas para começar em 2025 e serem concluídas em 2026.

Os portos da Baía da Babitonga são reconhecidos como alguns dos mais eficientes do Brasil. O Porto de São Francisco do Sul é um dos mais movimentados do país, enquanto o Porto Itapoá é especializado em cargas conteinerizadas e se destaca como maior empregador do município. Juntos, eles respondem por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina em tonelagem.

Com essa modernização e ampliação da capacidade operacional, Santa Catarina reafirma sua posição estratégica no comércio exterior brasileiro, garantindo maior eficiência e sustentabilidade ao setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.