O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) colocou em funcionamento nesta semana um sistema para avaliar a satisfação dos pacientes, semelhante ao que é utilizado em um hospital privado de Balneário Camboriú. O acesso ao questionário pode ser feito através de um QR Code, disponível na própria unidade.
Os pacientes do HMRC poderão avaliar, além do conceito geral, o atendimento da recepção, da enfermagem, dos médicos, a agilidade, a estrutura oferecida, a higiene e a limpeza.
Nos casos de pacientes insatisfeitos, alertas dessas avaliações serão recebidas em tempo real pela direção do hospital, para que seja buscada uma solução e as correções necessárias. Assim, segundo a secretária de Saúde, Aline Leal, será possível entender ainda mais os anseios de quem utiliza os serviços do hospital e coletar dados para executar um planejamento mais eficaz, garantindo melhorias no atendimento.
“Estamos buscando ferramentas tecnológicas que nos ajudem a melhorar a saúde pública de Balneário Camboriú, e esse controle do atendimento em tempo real vai aperfeiçoar os protocolos, beneficiando os pacientes e também a equipe do hospital”, ressaltou Aline.
A secretária lembra que praticamente todas as pessoas possuem um celular, que pode e deve ser utilizado para avaliar a qualidade do serviço prestado no hospital.
“É uma ferramenta para ser usada em defesa dos pacientes e também para reconhecer o trabalho dos profissionais do hospital quando o paciente se sentir bem atendido”, afirmou.
A plataforma de avaliação foi implantada sem custos, pelo prazo de um ano, através de doação da empresa que a desenvolveu.