Na capital nacional do bolsonarismo, uma convenção atípica

O encontro que homologou as candidaturas de Peeter Lee Grando (PL) e David La Barrica (PRD), respectivamente para prefeito e vice, não contou com a tão aguardada presença das principais lideranças do partido Liberal em SC. 

Em clima festivo e de muita alegria, o prefeito Fabrício Oliveira (PL), liderou e presidiu na noite desta segunda-feira (05) a convenção municipal do Partido Liberal em Balneário Camboriú, realizada no Expocentro.

Publicidades: Clique na imagem e saiba mais

De acordo com a organização, o evento reuniu quase duas mil pessoas, que celebraram a aprovação do nome do candidato escolhido pelo atual prefeito para a sua própria sucessão. O deputado estadual Carlos Humberto, ex-vice-prefeito de Fabrício em seus dois mandatos (e líder do governador Jorginho Mello na Alesc), naturalmente não deu as caras. Pelo contrário, após ser literalmente rifado da disputada eleitoral pelo ex-companheiro de chapa, Carlos Humberto assistiu de camarote a decisão de um grupo de filiados (muito ligados ao parlamentar) quase impedir nas vias judiciais a realização da convenção, alegando ilegalidades na composição da executiva municipal do PL. Para a sorte de Fabrício e Peeter, o pedido não prosperou na justiça eleitoral.

Mas a festa que deveria ser a mais badalada do PL de Santa Catarina, restou visivelmente esvaziada. Nenhum deputado federal se fez presente. Dos deputados estaduais, somente Ivaan Naatz deu as caras, em plena campanha para uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça. O governador Jorginho Mello e o ex-presidente Bolsonaro, de acordo com release oficial, estiveram presentes de forma virtual. Balneário Camboriú sai na frente então, inovando e criando esta modalidade de participação eletrônica em eventos políticos.

Já o senador Jorge Seif, antes de realizar viagem internacional, fez uma breve passagem no evento, que mais atrapalhou do que ajudou. Primeiro, pelo constrangimento de ter que ficar no mesmo palco com o agora candidato a vice-prefeito, David La Barrica, que em 2023 assinou o pedido de cassação do seu mandato, que ainda não foi encerrado. O portal O Janelão explica: David foi candidato a suplente de senador de Raimundo Colombo (PSD), em 2022, contra o grupo de Jorginho Mello. Literalmente, o mundo dá voltas.

Auto Escola Inovar

O senador acabou criando outra polêmica: ao subir o tom contra o PSD, virou piada e meme nas redes sociais, pois na semana passada Jorginho Mello, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o prefeito Fabrício de Oliveira e seu clone Peeter Lee Grando estiveram em Florianópolis na convenção que homologou a candidatura a reeleição do prefeito Topázio Neto. Com um mero detalhe: Topázio é filiado justamente ao PSD, e tem sua candidata a vice indicada pelo PL. Imaginem a confusão na cabeça das pessoas!

Pelo jeito, resolvidas as pendências burocráticas e as brigas internas, o PL de Balneário Camboriú e seu candidato vão precisar com urgência ajustar o discurso para convencer o eleitor de que o projeto de continuidade deve vencer as eleições, e mais do que isso, que Peeter é preparado para governar a cidade. Continuar criticando Juliana Pavan por ser do PSD, ou então, por ter se coligado com o PDT (partido que esteve na primeira eleição e na reeleição de Fabrício), pode ser sinal de incoerência e oportunismo político. As pessoas querem escutar propostas e assistir debates que falem dos desafios e problemas que Balneário Camboriú precisa resolver. O que vier fora disto é puro proselitismo político, e além de isolamento institucional, pode continuar gerando esvazimento de eventos e do projeto eleitoral em si. A conferir.

JORNALISMO O JANELÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.