Prefeito de Camboriú assina Projeto de Lei para criação do Programa “Agito no Bairro”

Durante as comemorações dos 141 anos de Camboriú, o prefeito Leonel Pavan assinou, no sábado, 5 de abril, o projeto de Lei que institui o programa “Agito no Bairro”.

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e garantir acesso a direitos, oportunidades e de cidadania nos bairros da cidade.

O projeto foi encaminhado para análise dos vereadores na Câmara Municipal, com solicitação de urgência para aprovação. O programa será realizado de forma bimestral, previsto a partir do mês de maio de 2025. Ele terá como foco eventos comunitários voltados para diversas áreas, como assistência social, cultura, esporte, saúde, segurança, cidadania e economia solidária.

A programação inclui desde ações de educação e inclusão social até exposições culturais e feiras de artesanato local.

A proposta busca estreitar a relação entre a administração pública e a população, trazendo os serviços municipais para mais perto dos cidadãos, em um esforço para ampliar o acesso da comunidade a políticas públicas essenciais.

Além disso, o “Agito no Bairro” tem o intuito de valorizar as expressões culturais locais e promover a cidadania ativa.
O programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, com apoio de outras secretarias e órgãos municipais, como as Fundações. A administração municipal também poderá estabelecer parcerias com organizações não governamentais e entidades educacionais da iniciativa privada para potencializar a execução do projeto.

Os eventos do programa serão realizados em áreas de propriedade do poder público municipal e divulgados com antecedência por meio de canais de comunicação públicos e privados, garantindo a participação de todos os moradores. O “Agito no Bairro” resgata um projeto de sucesso desenvolvido por Balneário Camboriú entre 1997 e 2008, ampliando a integração entre cidadãos e serviços públicos, além de incentivar a valorização das culturas locais.

O projeto segue agora para a Câmara Municipal, onde será analisado pelos vereadores, que devem votar a proposta em regime de urgência.

Fotos: Divulgação PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.