Primeira reunião entre Sisemcam e Executivo resulta em sinalização para reajuste salarial com aumento real

Município já se comprometeu conceder o reajuste salarial com base nas perdas inflacionárias.

Um importante passo na busca por melhores condições de trabalho para os servidores públicos de Camboriú foi dado nesta terça-feira. Durante a manhã, uma comissão do Sindicato dos Servidores Públicos de Camboriú (Sisemcam) se reuniu por mais de quatro horas com o prefeito e representantes do Executivo para tratar de uma pauta com 50 itens reivindicados pelos servidores, incluindo reajuste salarial.

Após exposição detalhada sobre a necessidade de reequilíbrio nos salários dos servidores, o prefeito Leonel Pavan se comprometeu em reajustar os valores conforme as perdas da inflação. Dado o esforço e diversas justificativas da comissão, também prometeu estudar uma possibilidade de aumento real. A proposta deve ser apresentada ao sindicato até a próxima sexta-feira.

Inicialmente, o Sisemcam solicitava um reajuste de 50% para todos os servidores. A proposta foi contestada pelo Executivo, tendo em vista a arrecadação municipal. O secretário municipal de Administração, Roberto de Faria, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Josias da Silva, e o procurador-geral, Vilson Albino, participaram da reunião e corroboraram a elaboração da contraproposta.

“Estamos vivenciando uma fuga de talentos pela desvalorização salarial. Camboriú se tornou uma cidade expulsiva, é a que menos paga na região. Cresceu e não fez os devidos reajustes. A rotatividade do funcionalismo público é muito alta porque o Município não acompanha o custo de vida. Todos os reajustes de mercado acontecem, menos a reposição salarial do servidor”, comenta o assistente social e servidor na Secretaria de Educação, Gabriel Chaves.

As demais reivindicações também foram expostas pontualmente. Algumas delas já estão em processo de atendimento, como é o caso de: análise de adicional por assiduidade, identificação por meio de crachás e uniformes para servidores, disponibilização do espelho de ponto antes do pagamento e instituição de sistema eletrônico para os requerimentos administrativos. O Executivo se comprometeu a analisar todos os 50 pontos e responder a cada um deles.

Apesar de exaustivo, o encontro desta terça-feira foi muito bem avaliado pelos servidores públicos que estavam presentes.

“Antigamente o sindicato era visto como inimigo da prefeitura. Mas não é este o caso. O sindicato, havendo diálogo, ajuda a prefeitura a compreender a condição dos servidores e, principalmente, a cumprir suas obrigações legais diante dele”, disse a presidente do Sisemcam, Angelita Ferreira da Silva.

*Assembleia na sexta-feira*
Na próxima sexta-feira (21), o Sisemcam promoverá uma assembleia geral com os servidores públicos para expor os avanços da pauta sobre o reajuste salarial. O evento será a partir das 18h30 na Câmara de Vereadores de Camboriú. A participação de todos é fundamental tendo em vista que a pauta econômica precisa ser debatida e aprovada antes da data base, 1º de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.