Um dos grandes motivos de Santa Catarina atrair tantos turistas, incluindo estrangeiros durante o verão, é sem sobra de dúvidas o fato do estado ter se consolidado como o mais seguro do Sul do Brasil.
Nós últimos dias rolou um murmurinho de que alguns Argentinos iriam pensar duas vezes antes de voltar veraniar em Santa Catarina, por conta de furtos sofridos pelos hermanos durante essa temporada, mas isso não é bem assim.
AUMENTOU O NÚMERO DE TURISTAS ARGENTINOS NO ESTADO
Representantes do governo catarinense explicaram que o estado espera ter um aumento de 40% de turistas no verão em comparação com o mesmo período do ano passado.
Polícia Civil e Militar rebatem as informações com dados
Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, ela apenas registrou em 2023 “três crimes contra o patrimônio no Norte da Ilha e 13 ao longo de todo o litoral catarinense, significando, em relação ao número total de turistas daquele país, um pequeno índice frente à grande temporada de verão apresentada”.
A PM também apontou que “as ocorrências envolvendo argentinos diminuíram 20% em relação ao mesmo período do verão de 2019-20, antes da pandemia. Só em Florianópolis a redução foi de 27%”.
Já os policiais civis dizem que foram feitos 20 boletins de ocorrências por turistas estrangeiros em 2023, o que vai na contramão da informação passada pelos representantes argentinos.
Os argumentos das forças de segurança só reforçam o que já sabemos, que não só mais Argentinos vieram para cá, como nos próximos anos, mais e mais irão escolhe Santa Catarina como destino turístico, não só pelas beleza naturais, baladas, restaurantes, mas também por se sentirem seguros.
Jornalismo O Janelão / Crédito IG e Polícia Civil de SC.