No evento, representantes de Gaspar, Ilhota, Bombinhas e Porto Belo trocaram experiências, criaram conexões e puderam explorar novos mercados.
As missões empresariais têm o propósito de promover o intercâmbio de experiências e criar oportunidades de negócios entre empresários e líderes de setores diversos, além de identificar tendências de inovação e expandir a rede de contatos. A prática é uma ferramenta que auxilia as empresas e entidades a melhorarem o desempenho e se manterem competitivas no mercado. Nos dias 8 e 9 de novembro, o Sebrae/SC facilitou o acesso de empresários catarinenses em mais uma missão. A Festuris Gramado – a maior feira de negócios de turismo da América Latina. Foram dois dias de imersão com especialistas renomados abordando sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e gestão pública para o setor turístico.
A comitiva – formada por empresários e representantes dos Conselhos Municipais de Turismo de Gaspar, Ilhota, Bombinhas e Porto Belo, fez ainda um tour pelos pontos turísticos da região. Na Linha Ávila o grupo conheceu a história de famílias que transformaram a pequena cidade serrana em um importante destino turístico e cultural. O roteiro incluiu também três reuniões técnicas: Gramadotur – Turismo e Cultura, Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias e Sindtur Serra Gaúcha onde conheceram as iniciativas desenvolvidas que fortalecem o turismo regional de forma organizada e sustentável.
“Essa missão nos proporcionou referências de uma cidade que vive e respira turismo, abrangendo eventos, compras, atrações, gastronomia, agroturismo, hotelaria e muito mais. Os dias foram extremamente proveitosos e enriquecedores, e retornamos cheios de ideias, energia e muito mais unidos para adaptar e implementar esses aprendizados”, enfatizou a presidente do Comtur de Gaspar, Jaqueline Zabel Mansoto.
Jaqueline ressaltou que a cidade conta com um Conselho Municipal bem estruturado, composto em sua maioria por membros do setor privado.
PLANO
“Temos um Plano Municipal e uma marca turística que será lançada em dezembro. Nossa região possui diversas atrações turísticas, algumas já consolidadas e outras novas, com um enorme potencial para crescimento. Foi uma experiência incrível que nos fez ver com muito mais clareza a direção que devemos seguir”, completa.
Para a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia, eventos como esse quebram barreiras de relacionamentos profissionais e permitem conhecer diferentes realidades.
“Um dos nossos propósitos é promover o crescimento dos pequenos negócios e durante as missões, os empresários têm acesso a novos mercados e vivenciam iniciativas que o transformam em mais inovador e competitivo. Temos certeza de que foi uma experiência rica em conteúdo e trará resultados positivos”, finaliza.