A Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú (SPI) oferece semanalmente a oficina de Ritmos ao público 60+ do município. A dançaterapia, como também é conhecida a oficina, é uma metodologia que envolve a dança ao integrar o movimento do corpo ao aspecto psicológico.
A técnica usa a dança associada a um conjunto de diversos movimentos e diferentes sentidos. Ela pode ser usada tanto para a recuperação física quanto para o cuidado psicológico. Na terceira idade, pode resultar em um aumento na coordenação motora e uma melhoria na memória, devido a necessidade de decorar movimentos. Neste sentido, pode ajudar pacientes com doenças degenerativas relacionadas à cognição, como o Alzheimer.
Outro benefício é o contato social promovido pela atividade, onde os idosos criam um senso de comunidade e pertencimento, reduzindo a sensação de solidão ou isolamento.
Segundo a voluntária Paula Mendes, dançaterapeuta e palestrante, o objetivo é resgatar a autoestima e o amor próprio dos idosos através da dança, reforçando também a qualidade de vida e o bem-estar. “Já faz alguns anos que venho trabalhando como voluntária na rede em Balneário Camboriú, e ver minha vó com saúde, aos 93 anos, dançando na SPI, me encanta. São 30 mil idosos residentes na nossa cidade, um público que merece todo nosso respeito. É com muito carinho que faço esse trabalho”, concluiu.
Para o Secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, por meio dessa oficina os idosos podem cuidar da saúde física e emocional. “Esse trabalho pode gerar impactos positivos na vida dos nossos idosos, porque pode ser utilizada tanto para a recuperação física quanto para o psicológico. Nossa preocupação é oferecer um trabalho completo de acolhimento”, afirmou.
As aulas acontecem nas quartas-feiras, das 10h às 11h, na sede da SPI – Rua 1822, nº 614, Centro. Não é necessário agendamento prévio.