Uma nova onda de frio a partir deste sábado (02) deve derrubar as temperaturas no Sul do Brasil, inclusive com possibilidade de geadas em algumas localidades dos três estados da região. Ao longo dos próximos dias, o sistema avança para outras regiões do país.
“O processo de formação de uma nova massa de ar de origem polar sobre o Sul do Brasil provocará condições de frio extremo nos três estados da região, com formação de geadas esse sistema avançará pelo Sudeste, parte do Centro-Oeste”, disse o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Segundo Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, esse sistema não será tão forte como o último, mas novas geadas podem ocorrer. Nas últimas semanas lavouras do Sul do país e de áreas do Sudeste foram afetadas com o frio, ainda que com prejuízos isolados.
“A chance de geada na região Sul ocorre em quase todo o estado do Rio Grande do Sul já a partir do domingo (03) e em Santa Catarina apenas no Planalto Norte. Enquanto que no Paraná essa condição fica restrita ao Sul do estado e apenas como uma possibilidade”, disse a meteorologista em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Conforme mostra o modelo Cosmo, o frio avançará bastante pelo país nos próximos dias e atingirá, inclusive, os estados de Rondônia e do Acre, segundo previsões do órgão brasileiro de meteorologia. Nesses dois estados, podem ocorrer um fenômeno caracterizado como friagem no decorrer dos dias.
Imagem Inmet
Os modelos numéricos de previsão do tempo do Inmet indicam que a massa de ar frio irá atuar pelo menos até o dia 07 ou 08 de junho.
“O amanhecer do 06 de junho de 2018, será de muito frio na Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais. Outro destaque é a intensificação dos ventos (ventos de rajada de 80 a 90 Km/h) no litoral das Regiões Sul e Sudeste do país, devido à influência de um ciclone extratropical que vai se formar sobre o Oceano Atlântico”, informou instituto em nota.
Fonte Inmet e Notícias Agrícolas
Click na publicidade e participe da promoção Moda do Brás 👇