Não se tem um número exato de mortos. Pelo mesmo 34 prédios desabaram, segundo dados preliminares.
Em 6 de fevereiro de 2023, um terremoto de magnitude 7,8 foi registrado a 17,9 km de profundidade em Gaziantep, no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria.
Vídeo direto da Turquia
O terremoto foi seguido por um tremor secundário de magnitude 6,7 aconteceu 11 minutos depois. O terremoto de magnitude 7,8 foi causado por falhas transcorrentes em profundidades rasas. O evento rompeu uma falha lateral esquerda quase vertical na direção nordeste-sudoeste ou uma falha lateral direita na direção sudeste-noroeste.
A localização inicial do terremoto o coloca perto da junção tripla entre as placas da Anatólia, da Arábia e da África. .
O mecanismo e a localização do terremoto são compatíveis com o terremoto que ocorreu na zona de falha da Anatólia Oriental ou na zona de falha de transformação do Mar Morto. A falha da Anatólia Oriental acomoda a extrusão da Turquia para o oeste no Mar Egeu,
A região onde ocorreu o terremoto de 6 de fevereiro é sismicamente ativa. Apenas três terremotos de magnitude 6 ou superior ocorreram dentro de 250 km do terremoto de 6 de fevereiro desde 1970. O maior deles, o terremoto de magnitude 6,7, ocorreu em 24 de janeiro de 2020, a nordeste do terremoto de 6 de fevereiro.
Apesar da relativa recessão sísmica do epicentro em 6 de fevereiro, o sul da Turquia e o norte da Síria sofreram terremotos significativos e prejudiciais no passado.
Aleppo, na Síria, foi historicamente devastada por grandes terremotos várias vezes, mas os locais exatos e as magnitudes desses terremotos só podem ser estimados. Aleppo foi abalada por um terremoto com magnitude estimada de 7,1 em 1138 e uma magnitude estimada de 7,0 em 1822.
Jornalismo O Janelão